Imunidade e coronavírus: por que a alimentação saudável é importante durante uma pandemia
A dieta saudável e balanceada fortalece o sistema imunológico, reduzindo os riscos de contrair infecções virais e fortalecendo o corpo para lutar contra doenças
O sistema imune, formado por anticorpos, glóbulos brancos e outros componentes, protege o corpo contra infecções como o novo coronavírus (COVID-19). A doença, que causa sintomas como febre e dificuldades respiratórias, tornou-se uma pandemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quando a imunidade está baixa, nosso organismo fica mais vulnerável a infecções e tem dificuldades para se recuperar durante um quadro de doenças como o coronavírus. Certos tipos de câncer, assim como o HIV e condições como a hepatite, contribuem para o enfraquecimento do sistema imunológico.
Idosos também costumam ter imunidade reduzida em relação aos mais jovens. Por isso, o coronavírus traz mais riscos para os mais velhos e pessoas com doenças preexistentes.
Sistema imune e alimentação
Mas você sabia que a alimentação está diretamente relacionada à imunidade? O que comemos reflete em nossa imunidade: diminui ou aumenta as chances de ficarmos doentes e pode nos ajudar ou atrapalhar a nossa recuperação de algum problema.
Isso acontece porque uma série de reações químicas realizadas pelo sistema imunológico dependem de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos.
O Ministério da Saúde afirma que alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes. Já os de origem animal fornecem proteínas, vitaminas e minerais.
Por outro lado, uma dieta pouco variada pode não oferecer os nutrientes necessários para que as células do nosso corpo trabalhem com eficiência e protejam nosso organismo. Assim, quando o estado nutricional está debilitado, há um prejuízo para a resposta imunológica, deixando o corpo mais vulnerável. Alerta vermelho, então, para a contração de viroses, como o coronavírus.
E é importante dizer: a alimentação inadequada está relacionada à piora da imunidade em poucos dias. Não adianta ter um histórico de comer bem e achar que está tudo resolvido. Comer de forma adequada deve ser um compromisso permanente para manter um bom estado nutricional.
Quando os suplementos são aliados da imunidade
Os suplementos nutricionais são utilizados quando não obtemos por meio da alimentação os nutrientes necessários para o dia a dia. Desta forma, eles contribuem para fornecer as quantidades adequadas de calorias, proteínas, micronutrientes e líquidos, que auxiliam na manutenção ou na melhora do estado nutricional.
De acordo com a ESPEN (Sociedade Europeia de Nutrição e Metabolismo), a suplementação nutricional torna-se ferramenta importante para indivíduos em risco nutricional ou desnutrição.
Essas pessoas apresentam essa condição seja pela ingestão alimentar inadequada- pela presença de doenças (ex: infecções, câncer, doenças gastrointestinais, incluindo síndromes malabsorptivas)- ou, em grupos específicos, como no caso de idosos. No processo natural de envelhecimento, os idosos podem apresentar falta de apetite ou dificuldades alimentares, o que os torna mais vulneráveis a adquirir doenças.
O profissional de saúde deverá fazer uma avaliação do estado nutricional, da saúde e dos hábitos para entender se o uso de um suplemento é necessário para apoiar o seu sistema imunológico. Não deixe de prestar atenção à qualidade da sua alimentação imunidade e procure ajuda se necessário.
Os sinais do sistema imunológico enfraquecido
Mas quais são os principais sintomas de imunidade baixa? Veja a lista abaixo, de acordo com o sistema de saúde da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos:
Seus níveis de estresse elevado
Ficar doente após o término de um grande projeto no trabalho ou durante uma crise no seu relacionamento não é coincidência. Os altos níveis de estresse reduzem a quantidade de linfócitos no corpo, as células que ajudam a combater infecções. Quanto menor o nível de linfócitos, mais vulnerável o corpo fica.
Você está sempre gripado
Duas ou três gripes por ano são perfeitamente normais, mas se você praticamente emenda uma na outra, a sua imunidade pode estar baixa. Ficar gripado por um longo período de tempo também pode indicar problemas no sistema imunológico.
Você tem dores de barriga constantes
Se você tem frequentes diarreias, gases ou constipação, também é sinal vermelho para imunidade. Isso porque quase 70% do seu sistema imunológico está concentrado no seu trato digestivo.
As suas feridas demoram para ser curadas
Quando nos machucamos, o sistema imunológico entra em ação para curar a ferida. Quando esse processo demora mais tempo do que o normal, a imunidade pode estar prejudicada.
Você tem infecções frequentes
Infecções de ouvido constantes, apresentar pneumonia mais de uma vez ao ano, sofrer de sinusite crônica e precisar tomar antibióticos diversas vezes ao ano são sinais de imunidade baixa.
Você se sente cansado o tempo todo
Se você está dormindo o suficiente e ainda assim sofre com a exaustão, pode ser que o seu sistema imune esteja enfraquecido. Isso ocorre porque o corpo pode estar tentando preservar energia para combater possíveis infecções.
Cuidar bem da imunidade e, portanto, da alimentação, é fundamental sempre -- mas principalmente durante uma pandemia como a do coronavírus. Portanto, presente atenção ao que você coloca no prato e tome os cuidados necessários para um sistema imunológico de ferro.