Dicas e cuidados para um amadurecimento saudável

Para um envelhecimento saudável, o Blog Nutridrink selecionou dicas incríveis para que idosos curtam o amadurecimento com saúde e bem-estar. Leia mais:

"

Idosos: dicas e cuidados para um envelhecimento saudável

Conforme a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), o envelhecimento saudável refere-se ao bem-estar físico, mental e social dos idosos. Ou seja, manter-se ativo na terceira idade envolve a vida social e também assuntos econômicos, culturais e cívicos, além da capacidade física ativa! Mas como envelhecer com saúde? O Blog Nutridrink selecionou dicas e cuidados para estimular a qualidade de vida dos idosos. Confira:

Cuidados para aumentar o bem-estar dos idosos

Quando falamos em envelhecimento saudável e uma vida ativa na terceira idade, alguns pontos se destacam, como manter uma alimentação balanceada, ter um sono de qualidade e acompanhamento médico. Selecionamos alguns pontos essenciais que podem contribuir para um amadurecimento repleto de bem-estar.

Veja abaixo quais cuidados são importantes para um envelhecimento saudável:

Atividade física para idosos

Quando os idosos se mantêm ativos fisicamente, eles sofrem menos com problemas relacionados a perdas funcionais que fazem parte do amadurecimento. Então, além dos exemplos que citamos anteriormente, a prática de atividade física, somada a uma alimentação saudável, é extremamente importante para um envelhecimento saudável, pois contribui com a melhoria do humor, da disposição para ações cotidianas e da saúde física.

Um dos fatores para a longevidade é a manutenção da mobilidade, como os hábitos de vida saudável e o envelhecimento ativo, que são determinantes para a saúde do idoso. Manter a capacidade funcional adequada é o diferencial para o amadurecimento com bem-estar.

E engana-se quem pensa que é difícil incluir na rotina o hábito de se exercitar! Selecionamos exercícios físicos que não dependem de fatores econômicos e que são ótimos pontos de partida para uma vida mais saudável.

Caminhada

Caminhar é a atividade física mais democrática que existe! Por ser uma prática mais leve, a caminhada não gera grande impacto físico para o idoso e os benefícios são inúmeros! Os idosos podem sentir melhora na função cardiovascular, na mobilidade e no condicionamento físico!

Por ser um exercício externo que desperta a mente e exige que os idosos saiam de casa, há grandes chances de melhorar também o convívio social e o fortalecimento de novas amizades. Viu só como a caminhada é uma atividade física que ajuda o corpo e a mente?

Dança

A dança é outra modalidade que contribui para o envelhecimento saudável e pode ajudar o idoso a sair do sedentarismo e começar uma atividade física! Quem dança, seus males espanta, não é mesmo? Essa expressão popular nunca fez tanto sentido quando falamos em bem-estar na terceira idade!

Dançar pode melhorar o condicionamento físico, mas reflete ainda mais na saúde mental dos idosos, pois ajuda a elevar a autoestima e por ser uma atividade física, o cérebro libera serotonina, uma substância conhecida como o hormônio da felicidade, que promove a sensação de bem-estar, aliviando o estresse e melhorando até a qualidade do sono!

Os idosos podem começar em casa com vídeos disponíveis na Internet ou também em ambientes sociais que promovam atividades de dança.

Outras dicas de atividades físicas para idosos

Outras atividades físicas como: exercícios aquáticos (natação e hidroginástica), alongamento, musculação e pilates são muito bem-vindos na terceira idade!

Mas lembre-se: antes de começar qualquer atividade, é essencial o acompanhamento de um médico ou profissional da área para que o especialista avalie qual exercício físico é o que melhor atende às necessidades e às condições de saúde do idoso.

Uso de suplementos nutricionais

Para que toda essa atividade física tenha um resultado ainda mais eficiente, vale fazer o uso de um suplemento nutricional com acompanhamento profissional de um médico. Uma ótima opção é o Nutridrink Protein Advanced Baunilha, já que a proteína do leite é eficaz para ajudar a recuperação muscular após exercícios intensos, além de ser de rápida digestão.

Para mais dicas, siga @nutridrinkbrasil no Instagram!

"


"

Referências Bibliográficas:

  1. Nutrição e envelhecimento saudável / Franco Maria Lajolo, Karina Pfrimer. São Paulo : ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil, 2016. https://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2016/08/Livro-nutricao-ONLINE-com-capa.pdf
  2. 5 opções de atividades físicas para idosos | Artigo - 2018. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/5-opcoes-de-atividades-fisicas-para-idosos#:~:text=Portanto%2C%20antes%20de%20iniciar%20o,de%20sa%C3%BAde%20de%20cada%20pessoa

"

Leia também

x